Casa do Candango

Quem somos

A Casa do Candango é uma sociedade civil sem fins lucrativos, que atende em periodo integral crianças de 1 a 3 anos e é responsavel tambem pelo Abrigo Lar São Jose, que cuida de idosos carentes a partir de 65 anos e que moram la. 

 

Visão

Ampliar o atendimento para um número maior de crianças e idosos. Para isso a Casa do Candango precisa alcançar maior independência e autonomia, não so através da ampliação de convênio com o GDF, como tambem, a reunião de mais voluntários e parceiros.

 

Diretoria e Conselho

A senhora Lucia Martins Flecha de Lima preside a Casa do Candango desde 15 de outubro de 2002, quando tomou a decisão de revitalizar a estrutura da Casa do Candango onde funciona a Creche na 603 sul e o Lar São Jose em Sobradinho. A instituição conta com uma Diretoria Executiva e um Conselho Deliberativo, compostos por membros voluntários. 

 

 Diretoria Executiva (2016/2018)

01 - Presidente: Lucia Martins Flecha de Lima

02 - Vice-Presidente: Wilian Raimundo Ferreira Egido

03 - Diretor Administrativo: Georgia Ramos de Luca

04 - Tesoureiro: Simone Hammerschmidt

05 - Coordenador Técnico: Ronaldo Lobato Posada

06 - Diretor de Captação: Ruy Coutinho do Nascimento

  

Conselho Deliberativo (2015/2017)

Titulares

01 - Presidente: Luiz Bandeira da Rocha Filho

02 - Vice-Presidente: Stela Maris F. Sator Guerra

03 - Arlete Sorroche Mateus Egido

04 - José Carlos de Souza Neto

05 - Mara Lepesqueur Botelho Rodrigues

06 - Margarida A. Kalil Posada

07 - Paula Santana Chaves

08 - Paulo Tarso Flecha de Lima

09 - Pedro Augusto de Freitas Gordilho

10. Carla Rodrigues da Cunha Lobo

11. Marlova Jovchelovitch Noleto

12. Valeska Tonet Camargo

13. Claudia Cordeiro Cruz

Suplentes

01 - Geiza Collenghi Camelo de Alckmin

02 - Ligia Castro da Silva

03 - Mônica Borges de Sousa

05 - Terezita das Dores Braga Telles

Conselho Fiscal (2015/2017)

Titulares

01 - Presidente: Maria Hebwiges M Siqueira

02 - Adão Neves de Oliveira

03 – José Wamberto Pinheiro de Assunção Júnior

Suplentes

 01  Isabela Sartor Guerra

 

Nossa História

A ideia da Casa do Candango surgiu junto com a criação da capital em 1960. Nessa época, Brasília estava em plena construção de seus belos monumentos, casas e edifícios ou blocos como são conhecidos em Brasília. Foi no periodo dessas realizações que havia uma população de trabalhadores e também migrantes fascinados pela possibilidade de uma vida melhor, vinham para Brasilia com suas familias.

Pensando nisso, um grupo de senhoras em 1960, comandadas por Carmela Patti Salgado, começaram a se reunir semanalmente para criar um local que pudesse abrigar os filhos dos pioneiros trabalhadores, que vinham se estabelecendo na nova capital.

Assim surgiu a Casa do Candango, depois de meses de trabalho, estudo, pesquisa e planejamento. O primeiro passo foi criar a diretoria e o conselho para que todas as idéias fossem analisadas e colocadas em pratica. Carmela foi a primeira presidente.

O trabalho inicial era de assistir as crianças, proporcionando a elas alimento e vestuário. Naquela época muitas crianças dormiam na instituição durante a semana. A instituição precisava de recursos financeiros para levar o projeto adiante. Foi quando Yolanda Avena Pires teve a idéia de criar a Festa dos Estados para arrecadar recursos financeiros.

Como coordenadora Yolanda fez acontecer. A primeira Festa dos Estados foi uma festa junina em prol da Casa do Candango em 1962, realizada na super quadra 105 da Asa Sul. A Festa acabou se transformando em sucesso na capital. Cada estado tinha sua barraca onde serviam comidas típicas e vendiam artesanatos regionais, além das atrações com músicas e danças.

Com o bom resultado financeiro da Festa dos Estados foi possível construir a sede da Casa do Candango. As obras começaram em 1965 e se estenderam por dois anos. Em 14 de abril de 1967, o local foi oficialmente inaugurado. Em julho as crianças foram matriculadas e então iniciaram as atividades escolares. 

Com o passar dos anos, o atendimento da Casa do Candango se adequou às demandas da sociedade. Com a criação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), em 1990, a instituição teve que se adequar às leis, adaptando-se à situação que é hoje. Funciona de 7: 30h às 17: 30h. 

 

Exposição Festa dos Estados - 2014

A exposição Festa dos Estados – 48 Anos de História com Brasília, aconteceu no mezanino da Torre de TV, entre 7 de junho e 3 de agosto de 2014. No Complexo da Torre de TV foram expostas fotografias da história da Casa do Candango, instituição  criadora da festa, com painéis de reportagens impressas e audiovisuais que narraram as 48 edições de Festa dos Estados e um painel interativo com imagens e fotografias enviadas pelo público.

“A exposição revelou um pouco da história dessa festa ao longo de suas 48 edições, em que se preservou e valorizou os costumes e a cultura desse imenso país, reunida em nossa Capital”, conta a curadora do trabalho Edilane Oliveira. Um projeto educativo levou mais de 400 estudantes da rede pública para conhecer a exposição.

A Festa dos Estados surgiu com a finalidade de gerar recursos para manter a Casa do Candango e se transformou no principal evento cultural e turístico da cidade ao longo de muitos anos. Seu auge foi entre os anos 1960 e 1980. Os responsáveis por cada estado traziam para os moradores e turistas da capital exemplos de sua cultura, costumes e culinária. Ao longo desses mais de cinquenta anos foram realizadas 48 edições da Festa dos Estados, que ajudaram a manter inúmeras pessoas, crianças e idosos, através da creche e abrigo mantidos pela Casa do Candango.

 

 

Casa do Candango
SGAS quadra 603, conjunto A, s/n
Avenida L2 Sul
CEP 70200-630
Brasília – DF
(61) 3225-9060
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Copyright 2014 - Casa do Candango
Usando Joomla!

Produzido por

lg tridia